Carta Convite – O que é ?

Vai receber amigos ou familiares vindos do Brasil na sua casa? Saiba como fazer para evitar problemas na Imigração

Se você já mora há algum tempo na Grã Bretanha, deve ter uma relação de amigos e familiares planejando passar as próximas férias na sua casa, certo? Ou então aquele amigo que quer estudar inglês e você ofereceu a sua casa para uma acomodação temporária.

Se essa for a sua situação, saiba que há bem mais do que o convite informal para a turma vir passar uns tempos por aqui. Com as regras cada vez mais rígidas, o serviço de imigração do aeroporto espera que o seu convidado venha com uma carta sua, a chamada Invitation Letter, ou Carta Convite.

Como funciona?

Não é preciso entrar em pânico. Na verdade, a carta só serve como uma medida de segurança, onde as autoridades britânicas irão saber que você quer e tem condições de hospedar o seu convidado. A carta convite é destinada para diferentes situações, mas os casos mais comuns são para receber turistas ou estudantes.

Se o seu amigo ou familiar vir como turista e você está disposto a fornecer somente acomodação e alimentação, então a carta deve informar que você irá hospedá-lo e especificar exatamente o período de tempo da permanência dele no país.

Outro ponto importante para mostrar que a intenção é apenas turística é disponibilizar outras informações, caso Londres não seja o único destino. Por exemplo, se o visitante vai passar alguns dias em Paris, vale citar dia e detalhes da viagem. Caso o visitante já tenha feito a reserva, uma boa dica é mostrar o bilhete junto com a carta!

Se o seu amigo vier como estudante e você quer dar uma força nas primeiras semanas, é preciso preencher um outro tipo de carta, um pouco mais detalhada.

Você tem que mostrar que será uma ajuda temporária, ligada apenas à acomodação.

É preciso, além de citar seus dados, enviar cópia do seu passaporte e o tipo de visto que você tem. Vale lembrar que não é preciso ter visto definitivo. Um estudante em situação legal pode convidar um amigo, sem problemas.

Vale a pena enviar ao seu amigo algum tipo de documento que prove que você é responsável pelo imóvel ou que o apartamento tem um tamanho suficiente para receber o visitante. “Importante incluir uma cópia do contrato de aluguel, já que a Imigração pode questionar se há espaço suficiente para o seu visitante”, conta Joice de Oliveira, que trabalha como “adviser” no departamento de Imigração do Oi Londres.

Um outro ponto fundamental apontado por Joice: “Além do endereço e dados pessoais, é importante colocar um telefone de contato válido e que seja de fácil localização a qualquer hora. Se a imigração tentar contactar o anfitrião e não conseguir, esse é um ponto negativo na concessão do visto.
Não há um modelo padrão para escrever a carta. Mas deixamos duas sugestões!

Modelo Turista

XX (NOME)
XX (ENDEREÇO)
XX (TELEFONE)

London, xxth of xx 2008
Dear Sirs,

Ref.: xx (nome do amigo/familiar que vai ficar na sua casa, data de nascimento e nacionalidade)

I, XX (seu nome completo), Brazilian citizen, passport number XX, declare that I am inviting my friend (ou alguém da família – sister/brother/cousin) XX (nome completo), passport number XX to stay with me at the above mentioned address for the period of xx to xx.

She/He will arrive on flight (detalhes do vôo) and leave on flight (detalhes do vôo). I will be at the airport at the time of her/his arrival.

I would like to confirm that Mr/Ms XX is on holiday from her/his University/College/Job in Brazil from the period of XX to XX.

She/He is also going to XX (lugar da viagem) for a short break on the XX (data da partida, número do vôo e empresa aérea) and is coming back to London on the XX (data do retorno, número do vôo e nome da empresa aérea)

Should you require any further information regarding (nome do familiar ou amigo)’s visit to the United Kingdom, please do not hesitate to contact me on the above telephone number

Yours Faithfully,
Xx (seu nome e assinatura)

Modelo Estudante

XX (NOME)
XX(ENDEREÇO)
XX (TELEFONE)

London, xxth of xx 2008

Dear Sirs,

Ref.: xx (nome do amigo/familiar que vai ficar na sua casa, data de nascimento e nacionalidade)

I, XX (seu nome), brazilian citizen, passport number XX, declare that I am inviting my friend named above to stay at my house as my guest until she/he finds a suitable place to live during their stay as a student in London.

Should you require any further information regarding (xx o nome do seu amigo), please do not hesitate to contact me on the telephone number: xxxx.

Yours faithfully,

Xx (seu nome e assinatura)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



29 thoughts on “Carta Convite – O que é ?

    1. sonia

      Sim a carta convite tem que ser escrita em ingles e apresenta a carta na imigracao junto com o seu passaporte quando chega aqui no Reino Unido , depende do agente da imigracao alguns faz muitas perguntas outros nao eu sempre mando carta convite para meus flhos quando eles vem passar as ferias comigo aqui em Londres ok

      responder
  1. andreza

    Boa noite tenho uma duvida , vivo em portugal e tenho visto de residencia de la e tudo , fui a londres outro dia como turista e mi derao um visto de 6 meses , a duvida e , voltei a portugal e quero voltar ao reino unido para mais uns dias p la , sera q posso fazer isso ir e vim de la quantas vezes quiser ?

    responder
  2. Carmen

    Olá!
    Parabéns pelo excelente “post”! Muito informativo!
    Bem, minha dúvida é a seguinte:
    Meu namorado é britânico e estou indo de férias a Inglaterra para conhecer sua família… Ele me enviou uma “carta-convite”, mas disse que não precisa de enviar cópia de documentos (como: Passaporte e comprovante de residência), pois meu visto não será de estudante… Estou com medo de não conseguir passar pela Imigração…
    O que acha?
    Desde já agradeço!

    responder
  3. Carlos

    Ola sou licenciado em geografia e atualmente estudo engenharia civil, nao sei falar ingles, tenho uma namorada que mora em londres e ela tem a cidadania inglesa, bom estou querendo ir pra Londres em fevereiro, e como faço pra conseguir o visto pra trabalhar em londres, tambem pretendo fazer um curso de ingles la, pois no futuro pretendo fazer uma pós graduação tambem, bom no site do consulado vi a forma de obter o visto que é estar matriculado em uma escola de londres que soma 30 pontos e ter depositado em conta 600 libras para cada mes que ficar, mas achei esse valor muito alto, existe alguma outra forma menos cara de obter esse visto de estudante e que possa trabalhar tambem la em londres?
    agradeço ´por sua atenção

    responder
  4. Fernanda

    Oi, estou indo para Inglaterra no fim do ano, vou ficar com uma amiga que é casada com um ingles, mas eles moram em Penzance e lá não existe nenhum curso de inglês registrado pelo Homeoffice, então queria saber se voces podem me ajudar com algumas dicas, pois quero ficar mais de 6 meses mas não tenho muito dinheiro pra comprovar a minha estadia, agradeço.

    responder
  5. JB Netto

    Olá, estou querendo estudar inglês em Londres, a parti de junho desse ano.
    Tenho local para ficar, um amigo irlandês que mora lá a anos e tem apartamento próprio.
    Meu inglês é péssimo, não passa do básico do básico.
    Preciso saber os procedimentos a ser tomados, os valores do curso por seis meses…

    Aguardo resposta

    responder
  6. michel

    Como faço pra conseguir o visto pra trabalhar e estudar em londres, tambem pretendo fazer um curso de ingles, bom no site do consulado vi a forma de obter o visto que é estar matriculado em uma escola de londres que soma 30 pontos e ter depositado em conta 600 libras para cada mes que ficar, mas achei esse valor muito alto, existe alguma outra forma menos cara de obter esse visto de estudante e que possa trabalhar tambem la em londres?
    agradeço ´por sua atenção

    responder
  7. joana darc

    ola eu queria ir pra londres,pra um mes de ferias ficar com meu namorado.ele e portugues e mora em londres tem 4 anos. mora em uma casa de familia,nesse caso o que precio saber se eu posso ficar com ele e visto.como posso proceder? e o plano de saude como eu faço ja que eu vou como turista e as empresa de viagem não tem essa opção.

    responder
  8. Daniela

    Oi , sou noiva de um rapaz de nacionalidade bengalês , ele reside a trabalho em londres iremos nos casar esse ano agosto, gostaria de informçaões como… qual visto obter? posso aplicar visto de depente de meu esposo em londres? lembrando que não é visto permanente e sem depentente, o visto dele termina ano que vem ele quer estender esse visto, mais quero ser sua depente para viver com ele em londres depois de nos casarmos.. me ajude sobre qual visto é melhor mim… o visto de turista passando 6 meses, não posso voltar a londres por 1 ano.. preciso saber se há algum visto de dependente de esposo que resida em londres me ajude
    Obrigada

    responder
  9. edilene

    ola eu moro em cayenne.vcs ja ouviram falar outros dizem guyanne francesa.bom eu tenho minha carta de sejour de 10anos eu gostaria de saber .se eu posso entrar na inglaterra com esse documento.edilene

    responder
  10. Cristina

    Preciso de informações tenho um namorado Libanes ele quer passar 10 dias aqui no Brasil como seria essa carta convite para ele já que ele ficaria como turista aqui. Outra duvida eu não tenho a data do embarque dele pq ele so vai comprar a passagem depois que a minha carta convite chegar e se ele conseguir o visto para entrar aqui.

    Vocês poderia me tirar essa duvida por favor e me enviar um modelo de carta convite.
    E depois tenho que autenticar essa carta convite no cartorio?
    Obrigado

    responder
  11. Bruno Lima

    Olá!
    Venho através deste esclarecer algumas dúvidas, meus tios e primos moram em Londres, e recebi a pouco tempo um convite deles para passar um tempo eles, ainda não sei o que devo fazer primeiro, eu preciso que ele me envie a carta convite? com ela é mais fácil eu conseguir o visto de turista e de quanto tempo é o visto de turista?

    Peço por favor que envie a resposta por e-mail se possivel

    brunocbclima@gmail.com

    Desde já agradeço!

    responder
  12. Marcella Uehara

    Olá,

    Fui para Londres em setembro do ano passado e voltei para o Brasil em julho deste ano.
    Arrumei um namorado lá e pretendo voltar para a Inglaterra em novembro/dezembro deste ano.
    Gostaria de saber se é possível eu conseguir tirar o visto de estudante com essa carta convite.
    Ele é polonês isso tem algum problema? Ele mora com a mãe e o padrasto, então seria melhor a carta vir no nome dele ou da mãr dele?
    Muito obrigada!!

    Marcella

    responder
  13. Isabella

    Olá Sofia!

    Eu gostaria de ir para Londres em janeiro de 2011 para fazer um curso de pós graduação de 9 meses. Percebi que é bem burocrático o processo de conseguir um visto e estou um pouco perdida. Por favor, no meu caso, devo preencher o formulário VAF3 for prospective student ou o VAF1E for Academic visitors?

    Além disso, é complicado conseguir agendar uma entrevista? É em inglês? você tem alguma dica?

    Aguardo o seu retorno!
    Muito obrigada!

    Isabella Novaes

    responder
  14. LILIAN

    tenhu um namorado portugues, ele mora em londres
    estamos pensando em nos casarmos la
    como faço?
    atualmente estou no brasil vou p la em janeiro
    obrigado

    responder
  15. CARLITOS

    Oi pessoal tenho uma filha portuguesa que vive em Londres com a mae,quero passar la a pascoa com elas, eu tou com residencia em portugal como posso fazer para passar la umas ferias?

    responder
  16. Camilla

    Boa Noite, estou planejando em ir p/ Londres em agosto ficar na casa de uma amiga brasileira( que tem cidadania espanhola e é casada com um sérvio) Ela mora em Londres a 4 anos. A carta convite tem q ser em nome dela, ou dela e do marido? Pretendo ficar 30 dias,pq tiro ferias aqui do serviço. Eu levando uma carta do trabalho e umas 800 libras + o cartão internacional.
    Obrigada

    responder
  17. Alcione

    Olá! Espero que esteja tudo bem com todos!
    Tenho um namorado virtual que mora na republica dominicana e que quer vir ao Brasil para nos conhecermos. O que Faço, para q isso seja possível?

    responder
  18. natalia

    ola! moro na inglaterra a quase 3 anos tenho visto permanente e sou casada com um cidadao portugues,a minha mae vem de ferias para ca e eu gostaria de saber um detalhe, eu sou obrigada a por numero do meu passaporte? o visto esta em dia mas o visto do meu passaporte venceu oque eu faco?? isso atrapalha?

    responder
  19. elizangela almeida

    esto indo a andorra vizita minha prima a carta convite e mesmo nessesaria dia 29 au dia 14 el ainda nao mando a carta to asustada viajo ou nao

    responder
  20. Rafael

    Bom Dia,
    Fui a Paris no dia 18 de Novembro naum conseguir passar pela imigração,
    pretendo ir agora no dia 22 de Março, meu amigo q já e estavel no País vai me mandar um comprovante de residência, será se corro algum risco de ser deportado novamente,
    vou levar também dinheiro o suficiente e cartão de crédito.
    Aguardo nResposta

    responder
  21. Cristiano

    Boa tarde, tenho um amigo que ira me enviar a carta de visita, mas eu quero morar em londres, não quero voltar, qual o risco para ele? obrigado

    responder
  22. Renan Franca

    Ola boa tarde…
    Tenho uma amiga que conheci em julho quando ela estava aqui estudando ingles, ela foi embora em Setembro e a gente manteve contato…
    Ela tem 2 nacionalidades a brasileira e a venezuelana mais ela mora na venezuela e nao tem nada do Brasil. La ela faz faculdade, tem carro proprio mais ainda e dependente dos pais, ela tem 22 anos.
    Com a Invitation Letter sera que teria algum problema? por ela nao ter nada no Brasil e estar entrando aqui como brasileira?
    Ela poderia pegar uma carta da faculdade, extratos do banco dela e do pai dela … Mais eu gostaria de um advice de voces que mexem com isso si nao for encomodo….
    Ela viria em Dezembro por uns 20 dias quando entrasse de ferias da faculdade e voltaria antes do natal para passa com a familia dela….

    Desde de ja muito Obrigado =D

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *