BT ajuda o Brasil.

Mobilizando comunidades de baixa renda para melhorar a qualidade da educação na escola .
BT e UNICEF anunciam hoje o lançamento de um novo projeto com a participação de jovens. Trata-se de um projeto com foco em educação e comunicação para jovens brasileiros que vivem em comunidades de baixa renda. A BT está oferecendo R$ 1,75 milhão (500 mil libras esterlinas) para custear o programa.

Este programa irá apoiar e treinar adolescentes brasileiros na utilização de uma série de ferramentas de comunicação, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação em suas escolas e comunidades e contribuir no processo de tomada de decisões para suas vidas. A parceria entre BT e UNICEF irá beneficiar dez mil adolescentes em dez escolas de cinco das maiores cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

Também participam do programa ONGs pertencentes à Rede CEP (Comunicação, Educação e Participação), que serão responsáveis por sua implementação nas cinco cidades onde será desenvolvido.

Os adolescentes irão utilizar ferramentas e técnicas de comunicação, como internet, rádio, blogs, fotografia e vídeo na criação e divulgação de campanhas que venham a trazer melhorias para suas escolas e contribuir na formatação de políticas públicas de serviços de saúde, meio ambiente, inclusão digital e outras questões comunitárias. Vídeos e blogs, por exemplo, podem ser usados para obter de autoridades locais melhorias no fornecimento de água potável e saneamento.

O projeto irá fornecer às escolas PCs, câmeras digitais e outros equipamentos. Além disso, será criado um website especialmente para que os adolescentes publiquem e compartilhem com seus colegas histórias e fotografias ilustrando sua experiência.

O UNICEF está trabalhando junto ao Ministério da Educação no desenvolvimento deste projeto e vem encorajando o MEC a implementar outros projetos com a participação de jovens em escolas de todo o país.

Para Luis Álvarez, Presidente da BT Global Services para Europa, Oriente Médio, África e América Latina, a parceria com o UNICEF cria um ambiente educacional em que os jovens recebem o apoio de que necessitam para crescer. “O acesso à informação e às tecnologias de comunicação pode encorajar o desenvolvimento de habilidades que, por sua vez, vão possibilitar que estes jovens passem nas provas, consigam um emprego, desempenhem um papel ativo em suas comunidades e atinjam seus objetivos de vida”, afirmou.

     A BT, em todo o mundo, tem o compromisso de “fazer uma diferença positiva e sustentável nas comunidades em que atua”, observou Álvarez. “Trabalhando com o UNICEF estamos ajudando a desenvolver habilidades de jovens em uma perspectiva muito local, mas, em última instância, contribuindo para dar um futuro melhor a crianças de todo o mundo”, acrescentou.

Para Marie-Pierre Poirier, Representante do UNICEF no Brasil, ainda é um enorme desafio no Brasil assegurar a permanência das crianças na escola. “Somente quatro entre dez estudantes que começam a escola terminam o curso secundário. Uma das prioridades do UNICEF é promover a participação dos jovens em suas comunidades. O acesso a instrumentos de comunicação e a expressão de seus pontos de vista são direitos básicos do adolescente. Além disso, uma pesquisa feita pelo UNICEF em 2006 constatou que, no Brasil, os adolescentes que participam de atividades comunitárias são menos suscetíveis ao abandono da escola, à gravidez e ao envolvimento com a violência.”

A parceria entre BT e UNICEF no Brasil tem como objetivos engajar o adolescente nas questões sociais que afetam a eles e tornar seu ambiente escolar mais estimulante, de modo a reduzir as altas taxas de evasão. Ao capacitar estes adolescentes em tecnologia e técnicas de comunicação, BT e UNICEF estão, também, ajudando a fortalecer sua perspectiva de um futuro profissional, de modo a terem melhores chances de sucesso na vida adulta.

Sobre a BT

A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais, produtos e serviços de banda larga e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem quatro principais linhas de negócio: BT Global Services, Openreach, BT Retail e BT Wholesale.

No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2007, o faturamento do grupo BT foi de 20,223 bilhões de libras com lucros, antes dos impostos, de 2,484 bilhões de libras.

A British Telecom é uma subsidiária integral do BT Group, e inclui praticamente todos os negócios e ativos do grupo. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York. Para mais informações, visite www.bt.com/aboutbt

Sobre o Unicef

O UNICEF vem trabalhando no Brasil desde 1950, em parceria com o governo federal e governos estaduais e municipais, agências das Nações Unidas, sociedade civil, setor privado, mídia e organizações internacionais para defender e promover os direitos das crianças brasileiras. O trabalho do UNICEF no Brasil tem como foco os direitos de toda e cada criança: sobreviver e desenvolver-se, aprender, ser protegida e se proteger do HIV/AIDS, crescer sem violência e estar em primeiro lugar nas políticas públicas. O UNICEF está presente em mais de 150 países e territórios, ajudando a sobrevivência e crescimento de crianças desde a primeira infância até a adolescência. Maior fornecedor de vacinas aos países em desenvolvimento, o UNICEF apóia iniciativas que levem às crianças saúde, nutrição, água potável e saneamento, além de educação básica de qualidade para meninos e meninas, proteção contra violência, exploração e AIDS. O UNICEF é custeado inteiramente por contribuições voluntárias de indivíduos, empresas, fundações e governos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *